quinta-feira, 16 de maio de 2013

David Beckham retira-se do futebol profissional


David Beckham anunciou esta quinta-feira o fim da carreira dele como jogador profissional. 

Em final de contrato com o Paris Saint Germain, o médio de 38 anos abandona os relvados com o estatuto de único jogador inglês a conquistar campeonatos em quatro países diferentes: Inglaterra (Manchester United), Espanha (Real Madrid), Estados Unidos (LA Galaxy) e França (PSG).

«Sinto que este é o momento certo para terminar a carreira, jogando ao mais alto nível. Quero agradecer a todos os meus colegas, aos excelentes treinadores com quem tive o prazer de aprender e aos adeptos, que me apoiaram e deram força para ter sucesso», disse Beckham em declarações ao site da Federação inglesa.

Com passagens pela formação do Brimsdown e do Tottenham, Beckham rumou ao Manchester United em 1993, com 14 anos. Foi em Old Trafford que se destacou como um dos melhores jogadores ingleses de sempre e onde mais enriqueceu o currículo. Ao todo, conquistou seis títulos na Premier League, venceu duas Taças de Inglaterra, quatro Supertaças, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental.

Em 2003 mudou-se para o Real Madrid para integrar a equipa de “galácticos” que contava ainda, entre outros, com o português Luís Figo, o francês Zinedine Zidane e o brasileiro Ronaldo. Em quatro temporadas no Santiago Benabéu conquistou uma Liga e uma Supertaça de Espanha.

Mudou-se depois para os Estados Unidos, onde fez seis temporadas ao serviço dos Los Angeles Galaxy. Durante este período, teve duas passagens, por empréstimo, pelo Milan. No início da presente temporada, assinou pelo Paris Saint Germain onde acabou por conquistar mais um título. Ao todo, fez 115 jogos pela seleção de Inglaterra.

Apesar de nunca ter ganho a Bola de Ouro, Beckham recebeu vários prémios pessoais, sendo eleito jogador do ano em várias ocasiões pelo sindicato dos jogadores ingleses, pela UEFA e outros organismos.

in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário